A suspeita do ataque começou quando alguns desenvolvedores de aplicativos perceberam que pelo menos 42 dos 50 aplicativos mais vendidos na categoria "books" eram de autoria do mesmo desenvolvedor, no caso, um programador chamado Thuat Nguyen.
O site The Next Web começou uma intensa investigação e no domingo mesmo confirmou que várias contas teriam sido hackeadas. Usuários relataram que compras foram feitas de forma ilegal com valores entre US$40,00 e US$1.400,00.
Ao que parece, um aplicativo gratuito chamado "World War" estava enviando créditos ao desenvolvedor sem consentimento dos usuários.
A Apple comentou o caso hoje e esclareceu em nota que "o desenvolvedor Thuat Nguyen e todos seus aplicativos foram removidos da App Store por violação do Acordo de Licença de Programa, incluindo padrões de compras fraudulentos. Desenvolvedores não recebem informações confidenciais de clientes do iTunes quando um app é baixado."
Pra quem tem conta no iTunes
- Antes de mais nada, cheque sua conta! Confira suas últimas compras. Caso encontre alguma irregularidade entre em contato com a sua operadora de cartão de crédito e com a Apple.
Suporte ao iTunes só por email e em inglês - Acesse aqui - Mude sua senha do iTunes.
- Remova os dados do seu cartão de crédito da sua conta (O suporte Apple Care no Brasil pode te ajudar com isso).
- Considere a hipótese de sempre que possível usar "gift cards".
Para falar a verdade, não existe nada 100% seguro na rede, ainda mais um site tão famoso quanto o iTunes. É claro que esse não é o primeiro e nem mesmo será o último ataque ao site. Na realidade eles são bem mais comuns do que se imagina. Esse acabou repercutindo mais porque, basicamente, o ataque foi mal feito e o hacker entregou seu ataque na lista do mais vendidos.
O iTunes não é um alvo fácil, porém é um alvo comum e recebe constantes tentativas de ataques, a dica que fica, é para que o usuário da loja troque sua senha periodicamente. A cada 30 dias, por exemplo. E sempre cheque sua conta e suas últimas compras.
apt-get safe!
Nenhum comentário:
Postar um comentário